Remova obstáculos sistematicamente

Focar exclusivamente na solução de crises, e não na criação de estruturas e processos sustentáveis para que crises não aconteçam repetidamente, é como enfiar um dedo em cada furo de uma represa com vazamentos e torcer para que o pior nunca aconteça. Ao invés disso, remova obstáculos sistematicamente.

Pense nisso

Reagir a crises todo o tempo não trará os melhores resultados. Reagir continuadamente a crises gera pressões improdutivas, desestabiliza ambientes e relações, além de dificultar a estruturação de níveis de performance orgânicos e sustentáveis.

Crie uma rotina disciplinada de identificar e remover sistematicamente restrições e obstáculos à execução harmônica de seus projetos, processos e iniciativas em geral. Ter essa rotina como um hábito é uma forma efetiva de se obter resultados eficientes.

Ao enfrentar uma crise, ou problema de performance, fuja de respostas descuidadas como ‘preciso de mais recursos’. Nem sempre mais vendedores aumentam volumes totais de vendas e, certamente, mais grávidas atuando em conjunto não farão com que o prazo de uma gestação seja inferior a nove meses.

Na prática

Ao invés de enxergar o incremento de recursos como a única saída para enfrentar uma crise, ou problema de performance, tente primeiro considerar os pontos abaixo:

  • Identifique com clareza seus objetivos essenciais. Isso permitirá que você restrinja o escopo de sua análise, focando assim na identificação e remoção dos obstáculos/restrições que te impedem de atingir os objetivos que te são realmente relevantes.
  • Analise fluxos, processos, ambientes e recursos Sempre busque identificar tudo o que te separa de seus objetivos essenciais em todas as dimensões à sua volta.
  • Foque nos detalhes: Matérias primas em excesso, divergências em resultados de processos, distorções em caminhos críticos de projetos, ou quaisquer divergências entre planejamento e resultados podem te dar pistas definitivas para identificar seus problemas e o caminho para soluciona-los.
  • Identifique seu obstáculo primário, o que efetivamente impede o atingimento de seu objetivo essencial.
  • Remova os obstáculos primários efetivamente e de forma sustentável, permitindo que seu objetivo essencial seja atingido.

Na busca por obstáculos que te limitam, presta atenção subjetividades, mesmo que sutis. Por exemplo, se a conclusão de uma tarefa demora sistematicamente mais do que deveria, dentre outros pontos, sua analise poderia considerar:

(i) Tudo o que está sendo entregue é realmente necessário ou pode-se reduzir o escopo da entrega para atender ao prazo necessário?

(ii) O processo utilizado não apresenta nenhuma redundância que poderia ser cortada, reduzindo o tempo de conclusão da tarefa?

(iii) Existe alguma automação que possa ser implementada para a redução do tempo de conclusão da tarefa com os recursos disponíveis?

Remova obstáculos sistematicamente. Comece essa prática disciplinadamente, em pequenas quantidades e de forma intuitiva.

Crie maestria nessa dinâmica e, a partir daí, faça com que esta prática cresça em suas ações de forma orgânica e natural.

Fonte: ‘Essencialismo’ (Greg McKeown)