Essencialismo – Insights

Excesso de tarefas e burocracia, escassez de tempo e recursos, reuniões improdutivas… Esse é seu cotidiano? Então, vamos falar sobre Essencialismo.

O excesso de coisas acontecendo simultaneamente é um problema, ou o real problema é nossa incapacidade de identificar e focar no que é realmente importante?

Identificar e focar no que é vital, além de eliminar todo o resto, pode ser uma alternativa eficiente para o aumento de sua produtividade.

Se não priorizamos os temas que trazem consequências importantes, sejam elas positivas ou negativas, passamos a ser reféns das emergências, tendo que reagir quase sem planejamento, frequentemente tendo a sensação de exaustão e sobrecarga.

Tratar vários temas ao mesmo tempo normalmente nos exige muito esforço e só leva a pequenos avanços em diferentes direções.

Ao criar foco em prioridades, diminuímos nossos esforços, enquanto aumentamos as possibilidades de obter resultados realmente relevantes.

Quando identificamos e priorizamos os temas realmente fundamentais, criamos foco no que efetivamente agrega valor e, ao mesmo tempo, diminuímos o desperdício de energia com os temas que não nos trarão resultados significativos.

O conceito de ‘menos, porém melhor’, passa por identificar os temas essenciais, definir prioridades, explorar soluções eficientes, planejar a execução das soluções, remover obstáculos, e por fim, executar as soluções com perfeição e com o mínimo esforço.

Vilfredo Pareto teorizou que ‘20% de nosso esforço produz 80% dos resultados’. Esse postulado alavanca a lógica do Essencialismo: Priorizar os poucos temas vitais, enquanto reduzimos o foco nos muitos temas triviais.

Fonte: ‘Essencialismo’ (Greg McKeown)