Michelangelo e o Anjo
Michelangelo Buonarroti, o gênio renascentista italiano, trouxe ao mundo criações inigualáveis na escultura, pintura, poesia, arquitetura e estudo da anatomia humana.
Michelangelo nos deu um insight brilhante sobre edição ao comentar uma de suas obras: ‘Vi o anjo no mármore e esculpi até liberá-lo’.
‘Editar’ não é simplesmente subtrair, e sim revisar algo dando foco ao que é essencial, eliminando todo o resto.
Edite repetidamente suas ideias, processos ou conteúdos. Revisões permitem produzir resultados exclusivos, dar vida a novas ideias, criar cenários diferenciados, e criar foco no que é relevante.
Revise ideias, processos e conteúdos até permitir sejam executados sem esforços. Para isso, remova deles tudo que não é relevante. Não preserve o que não é realmente necessário. Agindo assim, ’menos é mais’.
Acrescentar algo mais a um produto, apresentação ou texto, não melhora seu conteúdo se não houver real relevância. Elimine tudo o que encobre o seu objetivo principal. Isso gera eficiência para atingir seus objetivos.
Reduza opções. Isso facilita processos de tomada de decisão. Crie a disciplina recorrente de eliminar alternativas ‘boas’ para criar foco nas alternativas excelentes.
Planeje, desenhe e crie sabendo que tudo deve ser revisado e editado repetidamente até que objetivos claros e abrangentes sejam atingidos.
Fonte: ‘Essencialismo’ (Greg McKeown)